top of page

1. As submissões devem ser enviadas exclusivamente por meio eletrônico para o e-mail: extemporanea@uepb.edu.br, em dois artigos conforme descrito abaixo:

 

a) O primeiro arquivo deve conter o título, o nome do autor, resumo e texto. Incluir, em nota de rodapé marcada por um * (asterisco), uma pequena apresentação do(s) autor(es), contendo a última formação, curso que faz, em que instituição estuda e/ou ensina.

b) O segundo arquivo deve conter somente o título, o resumo e o texto.

 

2. O material submetido deve ser inédito para pós-graduandos e professores, o mesmo não sendo exigido e graduados. Os autores não poderão publicar em números subsequentes da Revista, respeitando o interstício de uma publicação, para nova submissão.

 

3. Os artigos não devem exceder 15 páginas, incluindo a REFEFÊNCIA, sem subdivisões, tais como INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CONCLUSÃO; devem estar digitados em arquivo .doc, página tamanho A4, margens de 3cm para os quatro lados do texto, espaço 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12 para o corpo do texto, 10 para as citações destacadas de mais de  três linhas e 10 para as notas de rodapé (UTILIZAR OS RECURSOS DO PRÓPRIO WORD). As entradas dos parágrafos devem ser de 1,5 cm (USAR RECURSOS DE FORMATAÇÃO DE PARÁGRAFOS DO WORD). As citações destacadas devem distanciar-se 2,0 cm da margem esquerda do texto.

 

4. Palavras em língua estrangeira, títulos de obras e palavras transliteradas devem ser colocadas em itálico. Por exemplo: ao criticar Sartre e ao escolher o ethos como estilização da existência, Foucault [...]; Pasolini não via mais os burini da periferia romana como expressões ou modos de vida autênticos, mas como uma nova civiltà del consumo. O negrito deve ser usado com parcimônia e somente para realçar palavras e expressões essenciais.

ER
5. Deve-se incluir na primeira página um RESUMO INDICATIVO (NBR 6028  - ABNT), com no máximo 100 palavras e cinco  PALAVRAS-CHAVE, separadas entre si por ponto e vírgula (;) e finalizadas por ponto, no idioma do texto. Além disso, deve-se incluir, ao final do texto, antes da referência, TÍTULO EM INGLÊS, ITALIANO OU FRANCÊS, ABSTRACT e KEY-WORDS com as mesmas formatações.

 

6. As resenhas devem seguir a formatação dos artigos, não ultrapassando 05 páginas. O título das resenhas compreende a legenda bibliográfica completa da obra resenhada: autor (inicias e sobrenome), título (em itálico), local, editora, ano da publicação, número de páginas (p.e. 250 p.) e ISBN. Ao final do texto, inserir nome do(s) autor(es), filiação do autor (faculdade, departamento, participação em grupos de pesquisa, e outros dados relevantes sobre o trabalho).

 

7. As referências das citações devem ser indicadas no corpo do texto com algarismos arábicos em sobrescrito (2), dispondo no rodapé o sobrenome do autor (com apenas a inicial maiúscula), seguido das iniciais dos pré-nomes, o título da obra (em itálico, se for um livro, sem itálico se for um artigo ou capítulo de livro) e a página em que a passagem citada se encontra. Por exemplo:

 

a) Nietzsche, F. Genealogia da moral, p. 137.

 

b) Dutra, D. J. V. O grande desafio da ética contemporânea: universalidade das regras e particularidade das ações, p. 80.

 

c) Moura, C. O niilismo europeu, p. 25.

 

8. Também podem ser inseridos, quando necessários, em notas de fim de página, breves comentários sobre aspectos particulares do texto e referências a obras e autores.

 

9. Ao final do artigo deve-se acrescentar a REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA, conforme os modelos a seguir:

 

Livro:

Moura, Carlos. Nietzsche: civilização e cultura. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Heidegger, Martin. Ser e Tempo. Tradução de Márcia de Sá Carneiro. Petrópolis-RJ: Vozes, 1999.

 

Artigos em periódicos:

Dutra, Delamar José Volpato. O grande desafio da ética contemporânea: universalidade das regras e particularidade das ações. Dissertatio, Pelotas, n. 10, p. 75-96, 1999.

 

Livros Organizados ou Coletâneas:

Tatián, Diego (Comp.). Círculo Spinociano de la Argentina - Spinoza: Segundo Coloquio. Córdoba (Arg.): Altamira, 2006.


Capítulo de livros sem autor específico:

Agamben, Giorgio. O paradoxo da soberania. In: _____. Homo sacer: o poder soberano e a vida nua I. Tradução de Henrique Burico. Belo Horizonte: UFMG, p. 22-36, 2010.

 

Capítulos de livro com autor específico:

Schaub, Marianne. Espinosa ou uma Filosofia Política Galilaica. In: CHÂTELET, François. (Org.).História da Filosofia. Tradução de Alexandre Gaspar et al. Lisboa: Dom Quixote, p. 123-154, 1981. 4 v.

 

Textos consultados na Internet:

Bayle, Pierre. Spinoza. In: Dictionnaire Historique et Critique. Quatrième édition, Amsterdã: P. Brunel, 4 v.,  1730. Disponível em:

<http://www.lib.uchicago.edu/efts/ARTFL/projects/dicos/BAYLE/search.fulltext.form.html>. Acesso em 04 jan. 2009.

 

Prefácios e outras partes com autor específico:

Koyré, Alexandre. Prefácio e Notas. In: SPINOZA, B. Tratado da Reforma do Entendimento. Tradução de Abílio Queirós. Lisboa: Edições 70, p. 11-19, 1987.

Normas para publicação

bottom of page